Fundada em 1952 a IRMÃOS FITARELLI & CIA LTDA era dirigida pelo seu sócio fundador o Sr Reinaldo Fitarelli, que produzia apenas a plantadeira manual para milho chamada de matraca, tecnologicamente produzida por serrotes e martelos sendo fabricadas somente pelo próprio Reinaldo.
A fábrica se localizava na Rua Luiz Loeser, 420 no Centro de Aratiba. Passado em torno de três anos a direção que antes era solo passa a ser de três sócios; o Sr Aurélio Fitarelli, o Sr Afonso Fitarelli e o Sr Armindo Fitarelli, filhos do Sr Reinaldo que passou a organização em nome dos filhos que começaram a crescer e a possuir venda em toda a região Alto Uruguai. Em 1966 o Sr Ataídes começa a fazer parte da empresa como sócio cotista. Em 1979, recebe do Sr Afonso Fitarelli a gerência da empresa.
Naquela época eram comercializadas as plantadeiras e adubadeiras manuais. A venda começou a crescer e era enviada para o Oeste de Santa Catarina e a Região Alto Uruguai. Foi nesta época em 1977 que o Sr Alcides Fitarelli, marceneiro, começa a ter parte na Indústria, assim como, em 1979 o Sr Altair José Pavan passa a ser o novo sócio.
Os sócios fundadores foram deixando a empresa nas mãos dos filhos e genros que ampliaram as instalações e modernizaram a indústria com novas máquinas. A produção cresceu e a venda era comercializada nos três Estados do Sul do Brasil. A partir de então, a linha de plantadeiras contava com vários tipos, somente manuais.
Em meados de 1982, começou-se a produzir plantadeiras para tração animal específico para o pequeno agricultor, que até hoje são produzidas. Veio após, em 1992 a idéia de lançar a plantadeira mecanizada para o pequeno agricultor e a produção começou a crescer mais e mais.
Atualmente contamos com uma linha de dezessete tipos de plantadeiras para o pequeno agricultor. Contamos com um quadro de vinte e quatro funcionários e novas instalações no Distrito Industrial de Aratiba, com a nova razão social de FITARELLI MÁQUINAS AGRÍCOLAS LTDA. A venda abrange principalmente os três Estados do Sul como também os demais estados brasileiros. Não somente nacional, a venda é exportada para vários continentes, e os principais países são a Colômbia, Paraguai, África do Sul, Coréia do Norte, entre outros.